Subsecretaria de Juventude entrega certificados de curso de capacitação
Por Redação Publicado 10 de abril de 2018 às 08:51hs

Nesse fim de semana, a Prefeitura de Campo Grande entregou, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Juventude (Subjuv), os certificados de conclusão para os jovens que participaram e concluíram os cursos do Telecentro da Juventude e de Capacitação Profissional. A entrega contou com a participação de mais de 200 jovens, do prefeito Marquinhos Trad e do subsecretário de Políticas para a Juventude, Maicon Nogueira.

Com recorde de público, a Subjuv realizou a 16ª turma do o Curso de Capacitação Profissional e, com o local lotado sempre com a capacidade máxima, cerca de 250 jovens participaram do evento, realizado entre os dias 2 e 6 de abril, na Arena Bosque. Promovido em parceria com palestrantes voluntários, o objetivo do curso é preparar melhor o jovem para entrar no mercado de trabalho, proporcionando discussões sobre a área psicossocial e mostrando a realidade existente em Campo Grande pela visão de empresários e especialistas.

Durante a entrega dos certificados, Marquinhos Trad destacou que a participação dos jovens nos cursos é o início de uma caminhada que pode ser grandiosa. Ele lembrou que as escolhas são importantes e se capacitar agora é fundamental para que possa chegar no mercado de trabalho mais preparado.

“Há tempo para tudo nessa vida. Tempo para plantar, para germinar, para crescer e para colher. Não pensem que a entrega do certificado é a certeza da inauguração da sua carteira de trabalho. Aqueles que desistirem, com certeza não colherão os frutos, mas aqueles que perseverarem, pode ter a mais difícil e insegura caminhada, mas é certeza que Deus não vai te abandonar. A mensagem que eu deixo é que vocês não desistam”, destacou o chefe do Executivo.

Por meio de orientações sobre a preparação do currículo, a forma de se vestir para participar de uma entrevista de emprego, como se comportar, além de dicas sobre empreendedorismo, liderança, dicção e oratória, os palestrantes expuseram uma nova realidade e incentivaram os jovens a melhorar cada vez mais.

“Foi muito gratificante ter vocês aqui essa semana. A gente se conheceu, a gente compartilhou as nossas dificuldades. Mais do que vocês saírem daqui com os certificados e com as informações, saímos daqui com a amizade de vocês”, destacou Nogueira.

Ainda de acordo com o subsecretário, os depoimentos enviados pelos alunos para as redes sociais mostram que houve um crescimento pessoal de cada um dos participantes, promovendo uma mudança comportamental não somente para conseguir emprego, mas na convivência com os pais, os familiares, os amigos e com os professores na escola.

Para a estudante Andrea Dias Belarmino, o curso foi um divisor de águas que proporcionou que ela visse a vida de outra maneira. “Quer agradecer a oportunidade, ao secretário Maicon Nogueira pela oportunidade e por ter aberto a nossa mente. Todo mundo que está aqui e fez o curso está com uma mente totalmente diferente em relação ao nosso meio em que vivemos”, disse a representante dos jovens que participaram do Curso de Capacitação Profissional.

A cerimônia de entrega dos certificados contou com a presença da superintendente do Ministério do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul, Viviane Lacerda Lopes Nogueira, da secretária Municipal de Educação, Elza Fernandes Ortelhado, e da representante da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil, Liliam Veronese.