Solenidade comemora Dia do Jornalista com reconhecimento dos profissionais
Por Redação Publicado 19 de abril de 2018 às 10:54hs

Diversos jornalistas de Campo Grande foram homenageados na noite desta quarta-feira (18), durante a Sessão Solene em comemoração ao Dia do Jornalista, data instituída por meio da Lei 4.828/10 e da Resolução 1.210/15.

O grupo É de bom Tom, abriu o evento que homenageou os jornalistas. Dois dos cantores são da categoria e um deles, Jacklin Andreucce, foi homenageada durante a Sessão Solene, realizada na Câmara Municipal de Campo Grande.  Após a apresentação o proponente da solenidade, vereador Eduardo Romero, entregou aos artistas o livro de própria autoria: “Giro Brasil Duas Rodas”. Ele foi secretariado pelo vereador Chiquinho Telles.

Para o proponente da solenidade, foi bastante emocionante realizar a homenagem. “Primeiro por ser jornalista. Vejo colegas, ex-professores É difícil ter que dividir o tempo em duas ou três redação para manter a renda, a família. Nós Mantemos a adrenalina alta com café ou notícias. Muitas das correções que se dão na Justiça muitas vezes acontece por meio dos jornalistas. O contrário também acontece. Nossos homenageados são pessoas que tem atuado há tanto tempo no nosso município no nosso Estado e é uma honra fazer esta sessão de reconhecimento. Reconhecer gente que faz a diferença. Todos vocês fazem a diferença”, destacou Romero.

O vereador Eduardo Romero ainda disse: “Estamos colocando vidas e fatos históricos em processos democráticos. Jornalistas são homens e mulheres registrando todos os acontecimentos diários fazendo tudo aquilo que a democracia precisa. Tornar pública todas as injsuticas e assim colcar paixão em tudo. Somos apaixonados pelo que fazemos”, encerrou.

A apresentadora Glaura Villalba disse ter sido surpreendida pela homenagem e lembrou que mesmo tendo entrevistado políticos, artistas, médicos, quem mais marcou foram os anônimos, os humildes e falou do papel do jornalista. “O jornalismo me levou a lugares, a conhecer pessoal que jamais terá conhecido de outra forma. Falamos por toda sociedade e não temos feriado nem fim de semana. Só o bom jornalista se preocupa com todos os lados e publica a verdade. Estamos de olho em tudo que a Câmara faz. Acredito em três pilares:  Simplicidade, pensamento crítico e a verdade acima de tudo doa a quem doer”

A coordenadora do curso de Jornalismo da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Catarina Miguel, afirmou ser este um momento importante para beneficiar, mas também para fazer o jornalista refletir. Para ela o jornalista deve estar neutro e imparcialmente à favor da notícia.

Presidente do Sindjor/MS (Sindicato dos Jornalistas de Mato Grosso do Sul), Marta Ferreira de Jesus,  pontuou a necessidade do jornalista ocupar espaços.  “Precisamos ocupar mais este espaço da Câmara para cobrar, acompanhar e estar aqui. A gente está perto de vocês como fiscalizador e como contribuinte. Tenho mais de 20 anos atuando na área. Conheço quase todo mundo que está sendo homenageado e é gente que está na assessoria, na redação, são pessoas que estão na lida de fato” “

Confira a lista dos homenageados:

ADEMIR SANTANA – FERNANDO SOUZA SOARES e DAIANE FERREIRA DA LUZ

AYRTON ARAÚJO DO PT – DIANA CHRISTIE e JOÃO GONÇALVES SILVA DE SOUZA

BETINHO – DANILO CAMPELLO CURADO GALVÃO e JULIANA VILAS BOAS FERNANDES BRUM

CARLÃO – FRANCISCO ELIVALDO DE SOUSA e JANAINA GASPAR

CAZUZA – VALDELICE BONIFÁCIO e OTÁVIO NETO

CHIQUINHO TELLES – RODRIGO NASCIMENTO e ANTONIELSON BALEJO CARVALHO

DELEGADO WELLINGTON – ALINE DOS SANTOS e CELSO BEJARANO JÚNIOR

DHARLENG CAMPOS – FELIPE COPAT e WASHINGTON SANCHES

DR. LÍVIO – MARCOS ANELO e RICHELIEU DE CARLO RIBERA PEREIRA

DR. LOESTER – EDIVALDO FERNADES BITENCOURT e SILVIA IWAMIZU TADA

DR. WILSON SAMI – LEONARDO GOMES DA ROCHA e GRAZIELA REZENDE

EDUARDO ROMERO – JACKLIN ANDREUCCE e NEYLA GODOI

ENFERMEIRA CIDA AMARAL – CARMEN LUCIA CESTARI e ANA PAULA ALVES CARDOSO

FRITZ – LUDYNEY MOURA e MAYARA SÁ

GILMAR DA CRUZ – THIAGO BONFIM DA SILVA e ELLEN GENARO LEMOS

JOÃO CESAR MATTOGROSSO – FRANCISCO CARLOS VICTÓRIO DA SILVA e JACKSON NOGUEIRA SOBRINHO

JUNIOR LONGO – DANILO PEREIRA DA COSTA e WILSON AQUINO DE OLIVEIRA

LUCAS DE LIMA – ATHENA STOELTZLEN KEFALINOS

ODILON DE OLIVEIRA – JULIANA DA COSTA FELIZ e ALCINA REIS

OTÁVIO TRAD – ALINE DE OLIVEIRA SILVA e LAUREANO DA ROSA SECUNDO

Pr. JEREMIAS FLORES – MARCOS ADRIANO e JULIANA CARLA CASANATTO

VALDIR GOMES – ANGELA SCHAFER e RODRIGO SANTOS

VETERINÁRIO FRANCISCO – JULIENE MIKIE KOBAYASHI KATAYAMA e SEBASTIÃO ROBERTO DA COSTA

WILLIAM MAKSOUD – LUCAS JUNOT e KAILE RODRIGUES DA SILVA

 

CÂMARA MUNICIPAL:

ALEXANDRE GARCIA CABRAL

HENRIQUE XAVIER

GLAURA MARIA AMORIM VILLALBA

INARA SOUZA DA SILVA

KATARINI GIROLDO MIGUEL

MARTA FERREIRA DE JESUS