Sesau distribui gratuitamente palmilhas de prevenção à Diabetes
Por Ariel Moreira Publicado 28 de abril de 2017 às 09:51hs

Como prevenção à Diabetes Mellitus (DM), doença que causa problemas crônicos como o Pé Diabético, que impactam a vida dos doentes e familiares, a Secretaria Municipal de Saúde Pública de Campo Grande (Sesau) disponibiliza palmilhas ortopédicas produzidas pela própria secretaria sob medida para cada usuário.

Avaliação

A avaliação é feita pelo profissional enfermeiro nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e de Saúde da Família (UBSF) nos pacientes portadores da DM, considerando a Classificação de Risco, como a perda da sensibilidade protetora dos pés e doença arterial periférica.

Após consulta, é realizado o agendamento com a equipe responsável pela fabricação da palmilha que irá atender na unidade solicitante. As palmilhas são confeccionadas individualmente e são considerados a anatomia e o formato de cada pé para se tornarem confortáveis.

Em casos que há propensão de causar ulcerações, como nos casos de calos nos pés, a palmilha recebe um material mais macio para evitar o atrito.

Quando o paciente recebe as palmilhas, ele recebe orientações de calçados para uso e cuidados preventivos com os pés, como higiene, secagem e principalmente evitar-se andar descalço.

Orientações em casos de Pé Diabético

  • Realize a inspeção diária dos pés (seja por você mesmo ou com a ajuda de um familiar ou um cuidador orientado), incluindo as áreas entre os dedos.
  • Realize a higiene regular dos pés, seguida da secagem cuidadosa deles, principalmente entre os dedos.
  • Cuidado com a temperatura da água! Ela deve estar sempre inferior a 37°C, para evitar o risco de queimadura.
  • Evite andar descalço, seja em ambientes fechados ou ao ar livre.

Com informações Sesau