Santos vence o Corinthians e reduz a diferença no Brasileirão
Por André Farinha Publicado 10 de setembro de 2017 às 18:11hs
Santos vence, diminui vantagem do líder Corinthians e embala para Libertadores (Foto: Globoesporte.com/Reprodução)

Eles vêm, correndo, sozinhos, soltos pelo verde do gramado. Avançam como se estivessem num tabuleiro de xadrez, eliminando as peças adversárias até chegar próximo do Rei e fazer a captura. O arqueiro, impossibilitado de fazer qualquer movimento defensivo, é facilmente abatido pelos dois jogadores inimigos que se aproximam em velocidade absurda. Desempedidos, um recua para o outro, do outro lado do tabuleiro, é um xeque. O recebedor, calmamente, toca para o fundo das redes e aplica o xeque-mate.

O Santos venceu o Corinthians por 2 a 0 na tarde deste domingo (10), pela 23° Rodada do Campeonato Brasileiro, e chegou aos 41 pontos, na terceira posição. O resultado mantém viva a esperança do clube de brigar pelo título da competição. O Timão, por outro lado, registrou a sua terceira derrota no nacional, mas continua firme na ponta da tabela, com 50 pontos.

Jogando em casa, os santistas foram melhores em campo. Logo nos primeiros minutos de bola girando já mostraram que não seria uma partida fácil para os visitantes. O goleiro corintiano, Cássio, fez boas defesas e impediu que o placar fosse de maior expressão. Bruno Henrique, Lucas Lima e Ricardo Oliveira fizeram uma excelente partida e contribuíram para a vitória.

O Santos poderia ter aberto o placar aos 43 da primeira etapa, após Zeca armar o contra-ataque e acionar, na esquerda, Bruno Henrique. O jogador cruzou rasteiro para Ricardo Oliveira chutar em cima de Cássio. O primeiro tempo terminou com dez finalizações dos donos de casa contra apenas quatro dos corintianos.

No segundo tempo, novamente domínio santista. Allison quase marcou, aos sete, em chute de longa distância. Quando o Corinthians conseguia chegar ao ataque, aparecia o goleiro Vanderlei, um dos principais nomes do time santista na temporada, defendendo tudo o que chegava para ele.

O primeiro gol saiu aos 12. Bruno Henrique disparou pela esquerda e cruzou para Ricardo Oliveira. Na fronteira da grande e a pequena área, Pablo tocou para trás e a bola sobrou para Lucas Lima, que bate no alto, sem chance de defesa para Cássio. Minutos depois os santistas tornaram a balançar as redes, mas desta vez a jogada foi invalidada pela arbitragem.  Thiago Ribeiro lançou Ricardo Oliveira, que apareceu sem marcação e chutou na saída de Cássio, mas foi marcado impedimento.

O segundo gol saiu já nos acréscimos. Em contra-ataque, novamente Bruno Henrique avançando livre. Ele tocou para Ricardo Oliveira que só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes e completar. Foi só na Vila Belmiro.

Na quarta-feira (13), o Santos encara o Barcelona de Guayaquil, no Equador, pelas quartas de final da Libertadores. No mesmo dia, o Corinthians joga contra o Racing, da Argentina, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. A partida será na Arena Corinthians.

Outros jogos

Também neste domingo, o Atlético Paranaense empatou contra o Coritiba em 1 a 1. O Avaí derrotou o Sport por 1 a 0 e Fluminense e Vitória também empataram, mas em 2 a 2.