Prof. Rinaldo sugere ao Governo criação de bolsa-transporte para estudantes
Por Redação Publicado 19 de abril de 2018 às 14:31hs

Na sessão legislativa desta terça-feira (17), o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Professor Rinaldo (PSDB), solicitou ao Governo do Estado um estudo de viabilidade para futura implantação de um programa que conceda bolsa-auxílio para estudantes universitários de baixa renda complementar os custos de transporte, quando estudarem em faculdade de município diferente de seu município.

A iniciativa é fruto de debate com a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude do Estado de Mato Grosso do Sul e tem por base o Programa Transporte Universitário, implantado no Estado do Maranhão por meio da Lei nº 10.691/2017 e que atende mil universitários por semestre. “Encaminhamos essa solicitação de estudo para o Governo, para podermos medir a viabilidade da implantação de um programa nesta área. A competência para propor o Programa é do Governo, mas por meio de indicação fizemos nossa contribuição”, afirmou o parlamentar.

Professor Rinaldo explica que “a maior parte de nossos municípios não possui uma instituição de ensino superior, sendo assim, nossos jovens ou mudam sua residência para as cidades que possuem, ou submetem-se aos deslocamentos diários para essas cidades. Porém, muitos não possuem condições financeiras para arcar com o custo total desse transporte, tendo que abandonar os estudos. Tendo em vista essa realidade, pedimos esse estudo de viabilidade, sabemos que a condição financeira de todos os Estados do país não é confortável hoje, mas a criação de uma bolsa-auxílio ajudará esses jovens a complementar os custos com o transporte para terem condições de continuarem seus estudos”, concluiu.