PM homenageia autoridades que contribuíram com a instituição
Por Redação Publicado 25 de abril de 2018 às 09:18hs

A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) comemorou nesta terça-feira (24.4), no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, o Dia do Patrono da Polícia Militar do Brasil, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido como Tiradentes, com outorga, a personalidades civis e militares, da Medalha Tiradentes.

A solenidade foi presidida pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, que na ocasião representou o governador Reinaldo Azambuja, acompanhado do comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS), coronel Waldir Ribeiro Acosta.

Durante o evento o comandante-geral da PMMS, destacou o significado de Tiradentes para a corporação, uma vez que o alferes serve de inspiração para os policiais militares. “Parabenizo todos os agraciados por tão grande honraria recebida, que tem o objetivo de enaltecer as personalidades civis, militares e membros da corporação pelos relevantes serviços prestados à sociedade em prol do bem-estar e da segurança pública da população”, pontuou o coronel.

O secretário Antonio Carlos Videira disse que é uma honra participar da outorga da Medalha Tiradentes e enfatizou que essa é uma formada de reconhecer aqueles militares que se dedicam à função de policial militar, e autoridades que de alguma forma direta ou indireta contribuíram com os resultados obtidos pela segurança pública. “Hoje Mato Grosso do Sul está entre os estados mais seguros do Brasil, isso se deve ao comprometimento do efetivo das forças que integram a Sejusp, além do programa de investimento o MS Mais Seguro, que antecipou a crise e não sofreu o que outros estados sofreram”, destacou.

Entre os agraciados com a Medalha Tiradentes, estão o comandante Militar do Oeste (CMO), general José Luiz Dias Freitas; comandante da Ala 5, brigadeiro do ar Augusto César Abreu dos Santos; secretário de Estado de Infraestrutura, Helianey Paulo da Silva; subsecretário de Estado de Políticas Públicas da Juventude, Thiago de Freitas Santos; desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS); Alexandre Aguiar Bastos, diretor da Penitenciária Federal de MS; Rodrigo Morel Almeida, diretor-geral do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops); coronel Rodinei Ceballos; vereador, Wellington de Oliveira; delegados de Polícia Civil Márcio Oshiro Obara e Marco Antonio Balsanini.

Após as falas das autoridades, o desfile da tropa precedeu o encerramento e contou com apresentações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), do Batalhão de Choque (BPMChoque) e de alunos do Grupamento Especializado com Apoio de Motocicletas (Gecam).