Plano Municipal de Educação será aprovado em audiência
Por Redação Publicado 20 de março de 2018 às 09:14hs

Contribuir com a política de educação do município, incentivando a participação popular.  Este é o objetivo da 1ª Audiência Pública para Aprovação do Relatório de Avaliação do Plano Municipal de Educação de Campo Grande, que será realizada na próxima segunda-feira (26), na Câmara Municipal.

O evento, organizado pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) e pela Comissão Municipal de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação, formada por 11 órgãos e entidades parceiros, está previsto na Lei nº 5.565 de 23 de junho de 2015. 5, que destaca a necessidade do PME ser avaliado a cada dois anos, garantindo sua efetividade, já que é um instrumento democrático quer conta com a participação da comunidade, destacando a vontade social como fator de avaliação das metas a serem alcançadas no âmbito políticas pública educacionais.

Para sugerir ações ao PME, contribuindo com o alcance das metas, é simples. Basta acessar o Relatório Preliminar de Avaliação, que está disponível no site do Plano, que é o www.campogrande.ms.gov.br/pme

No site, é possível opinar e enviar comentários e sugestões. Todas as intervenções serão acrescidas à pauta durante a realização da Audiência Pública.

De acordo com a chefe da Gerência de Planejamento da Semed, Fernanda Duarte, as sugestões postadas no site são analisadas e  encaminhadas para serem apresentadas  no dia da audiência pública. Após a votação do documento, ele ficará disponível no site da Semed, na área destinada ao PME.

Resultado

A etapa de avaliação do Plano Municipal de Educação de Campo Grande é o momento onde são apresentados os resultados dos dados apurados junto aos parceiros, informações essas que descrevem o andamento das metas e estratégias executadas até o momento.

Nesta fase também ocorre a verificação da execução dos planos de ação, dos resultados alcançados e de adoção de medidas corretivas, quando necessário. Após essa etapa, é elaborado o Relatório Preliminar de Avaliação do Plano Municipal de Educação.

O documento será apresentado para aprovação na Audiência Pública, da qual participarão pesquisadores, ativistas, sindicalistas, estudantes, famílias, associações que atuam com o público alvo da educação, além de profissionais da área de saúde, cultura e dos órgãos de controle e parlamentares. Todos irão debater os resultados das metas e as proposições apresentadas no documento.