Para TRE, projeto desperta censo crítico e engajamento político dos jovens
Por Redação Publicado 19 de março de 2018 às 11:10hs
Deputados estudantes durante capacitação na Casa de Leis em fevereiro

Na manhã desta segunda-feira (19/3), foram diplomados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) os deputados estudantes eleitos na 6ª edição do Parlamento Jovem. Da carteira escolar para uma cadeira no Legislativo, 24 titulares e 24 suplentes poderão atuar em defesa da comunidade durante dois mandatos (2018/2019).

O projeto é coordenado pela Escola do Legislativo Ramez Tebet, em parceria com o TRE e secretarias de Educação. A eleição aconteceu no dia 18 de outubro do ano passado e mobilizou cerca de 6.000 alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2º ano do Ensino Médio. Os deputados estudantes receberam capacitação e, agora, experimentarão a vivência de um parlamentar.

“Diplomar-se significa graduar-se. A participação neste projeto possibilitará uma efetiva atuação política para atender a comunidade e levar à Casa Legislativa as demandas da sociedade. Dessa forma, em seus mandatos estarão exercitando continuamente a consciência política e a liderança cidadã. A juventude é transformadora. Estamos presenciando o nascedouro de uma pequena semente, que resultará num despertar do censo crítico e engajamento político dos jovens, para o fortalecimento de uma sociedade mais participativa e com cidadãos plenos”, destacou a presidente do TRE, desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, durante a solenidade de diplomação.

O presidente Junior Mochi (PMDB) ressaltou a importância da experiência para a vida de cada jovem. “Aqueles que já passaram pelo projeto o avaliaram positivamente. São relatos que demonstram a contribuição significativa para a vida pessoal e de conhecimento intelectual. A participação, quando membros do Legislativo, influencia sobre todo o processo da vida institucional e sobre a natureza de suas decisões”, destacou Mochi. Ainda na tarde de hoje, os deputados estudantes, serão empossados na Assembleia Legislativa.