MS tem a 4º maior quantidade de gados do pais
Por André Farinha Publicado 30 de setembro de 2017 às 13:00hs

Mato Grosso do Sul é o quarto estado do país com o maior número de bovinos. A informação é do estudo da Pecuária Municipal 2016, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Segundo o ranking nacional, nossos estado possui 21,8 milhões de animais, perdendo apenas para Mato Grosso, Minas Gerais e Goiás.

O número aponta para um salto de 2% quando comparado com o ano de 2015, na época, foram registradas 21,3 cabeças de gado em MS. Na média nacional, o acréscimo foi de 1,4%, comparando o mesmo período.

Entre os três maiores municípios produtores de gado no país estão Corumbá, em segundo lugar com 1,82 milhão de animais, e Ribas do Rio Pardo, em terceiro, com 1,15 milhão de cabeças. A cidade de São Félix do Xingu, no Pará, lidera o ranking com 2,2 milhões de bovinos.

Para a analista de Economia do Sistema Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Eliamar Oliveira, dentre os fatores que podem contribuir para esse crescimento está a busca pelo aumento da produtividade no Estado.

“Ainda que 2016 tenha sido um ano com redução no número de abates em relação ao ano anterior, por questões de mercado e até mesmo climáticas, tivemos o aumento da produtividade o que mantém o potencial econômico do estado”, destacou.