Mara Caseiro visita projetos sociais em São Gabriel do Oeste
Por Redação Publicado 25 de abril de 2018 às 11:57hs

A deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) cumpriu agenda em São Gabriel do Oeste nessa segunda-feira (24), quando visitou instituições que prestam serviços de cunho social no município.

Ela esteve na sede da APAE (Associação dos Pais e Amigos do Excepcional), na Alac (Associação dos Leigos Acolhedores de Cristo – Casa de Apoio ao Migrante) e Comunidade Kolping.

Em todas as visitas, Mara esteve acompanhada do vereador Fernando Rocha. Na APAE, a deputada foi recebida pela diretora administrativa Claise Kleemann, que detalhou as atividades desenvolvidas pela instituição.

Em São Gabriel, a APAE atende crianças com Síndrome de Down, dislexia e autismo. A equipe é interdisciplinar, formada por quatro psicólogos, quatro fonoaudiólogas, três fisioterapeutas, psiquiatra, médico pediatra e ortopedistas.

Idosos também recebem acompanhamento da instituição. Atualmente, entre outras atividades, eles produzem artesanato com cascas de ovos, especialmente para o dia das mães.

Na Comunidade Kolping de São Francisco de Assis, Mara Caseiro foi recebida pela coordenadora Marleida Strada. No local, crianças e adolescentes participam de atividades diversas no contra turno escolar, incluindo oficinas e preparação para o mercado de trabalho.

A coordenadora apresentou à deputada algumas demandas, entre elas a cobertura da quadra de esportes e novos instrumentos musicais para retomada da banda.

O projeto, que existe há 22 anos, está apoiado em cinco pilares centrais – religião, trabalho, recreação, família e sociedade.

Mara Caseiro também conheceu o trabalho desenvolvido pela Alac, que trabalha com pessoas em situação de rua e mulheres vítimas de violência doméstica.

A coordenadora da instituição, Soraia Aparecida, e a assistente social Altamira Pereira, explicaram que o foco não é apenas acolher, mas apoiar quem passa pela casa, instruindo e encaminhando para o mercado de trabalho.

“O trabalho da Alac é muito especial, uma vez que a instituição não apenas serve de moradia temporária para quem passa por momentos difíceis. No local, as pessoas encontram carinho e apoio para retomar suas vidas”, avaliou a deputada.

ESCOLA AGRÍCOLA

Mara Caseiro esteve ainda na escola estadual São Gabriel, que possui uma extensão com especialidade em técnico agropecuário. Ela foi recebida pela coordenadora técnica Graciana Miranda.

Nos cerca de 25 hectares, a escola possui viveiro, criação de frangos de postura e corte, bovinos, ovinos e horta. Há ainda produção de soja, sorgo, milho e cana. Todo o trabalho é exposto em uma feira anual.

Durante a agenda, Mara Caseiro também recebeu demandas da instituição. Entre elas, reforma da quadra esportiva e aquisição de computadores e mobiliário.