Fonoteca em Sorocaba reúne mais de 20 mil discos
Por Redação Publicado 23 de agosto de 2014 às 11:28hs

Se você ama música, gosta de pesquisar sobre sua história e mora na região de Sorocaba (SP), com certeza, vai curtir saber que a cidade inaugurou uma fonoteca. Localizado no Palacete Scarpa, o espaço conta com um acervo com mais de 20 mil discos e 11 mil partituras. Mais do que ver as capas, os visitantes poderão ouvir as obras, através de vitrolas instaladas no local.
Não que as capas desses discos já não sejam atrações importantes. Durante muito tempo, as gravadoras mantiveram uma equipe específica, geralmente chamada “departamento de arte”. O nome não é por acaso, algumas capas eram verdadeiras obras de arte. Um desses casos é o disco de Noel Rosa que teve a capa feita por Di Cavalcanti. No ano passado, fizemos um especial com algumas capas históricas de artistas como Secos & Molhados, Tom Zé, Lobão e Beth Carvalho, entre outros.
Na fonoteca de Sorocaba há discos ainda lacrados e o acervo não se restringe a obras brasileiras. O mais importante é que a coleção foi gerada a partir de doações de pessoas que entenderam o valor histórico de seus discos. Para quem quiser conferir, a fonoteca funciona de segunda a sexta, das 10h às 16h30, no Palacete Scarpa, na esquina da Rua Souza Pereira com a Rua Álvaro Soares, no centro de Sorocaba (SP).

Fonte: Portal Sucesso!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!