Festival do Sobá acontece nesta semana na Capital
Por André Farinha Publicado 7 de agosto de 2017 às 16:00hs

Um dos mais tradicionais eventos gastronômicos de Campo Grande, o Festival do Sobá, acontece nesta semana, de 10 a 13 de Agosto, na Feira Central. A abertura será na quinta-feira (10), com apresentações culturais, a cerimônia do saquê e o grande show com a dupla sertaneja Guilherme e Santiago. A entrada é gratuita.

No mesmo dia, acontecerá o ato solene de Registro da Feira Central como Patrimônio Cultural e Imaterial de Campo Grande.

Em sua 12° Edição, o Festival do Sobá mostra os aspectos gastronômicos da cidade e da cultura japonesa. Além da culinária já conhecida, o evento também terá exposições de Origami, Ikebana, Artefatos Japoneses e produtos da Parada Nerd.

A partir da quarta-feira (09) acontece na Feira a exposição das flores e folhagens da Expo-Verdes e Flores. O visitante terá ainda a oportunidade de conhecer os lugares mais belos e exuberantes da região centro-oeste com a experiência do uso dos óculos digitais em 360 graus.

A Feira Central de Campo Grande está localizada na Rua 14 de Julho, 3335. O funcionamento é de quarta a sexta-feira, sempre a partir das 16h, e nos finais de semana a partir das 11h.

Sobre o sobá

Além de fazer parte das celebrações do 118 anos de Campo Grande, o Festival também celebra o sobá como prato típico da gastronomia local. Segundo consta, o sobá servido na Capital não é o mesmo do Japão. A iguaria não usa o mesmo tipo de macarrão, que na receita original tem uma massa de cor mais escura e leva ainda cenoura ralada, frango, saquê, shoyu e um tipo de condimento à base de peixe.

A receita de Campo Grande é uma variação do prato que nasceu na ilha de Okinawa. O prato foi trazido à capital sul-mato-grossense pelos imigrantes japoneses e era refeição dos feirantes. Logo, passou a ser compartilhada com os moradores.

Confira a programação completa do evento:

 

Dia 10 – Quinta-feira

19h30 – Abertura oficial do Festival com a presença de autoridades. Ato de Registro da Feira Central como Patrimônio Cultural e Imaterial de Campo Grande Cerimônia do saquê desejando prosperidade
20h – Cozinha Show no Salão de Eventos.
Show com a dupla Guilherme e Santiago.

Dia 11 – Sexta-feira

19h – Apresentação de Taichi Chuan – Academia Shaolin Norte de Kung Fu e Tai Chi Chuan
19h – Cozinha Show no Salão de Eventos
Apresentação de Karaokê: Meire Mary Okabayashi e Felipe Hidek Idie

20h – Apresentação de Danças Japonesas: Yassokoi Soran – Grupo Seishun
Cozinha Show
21h – Cozinha Show
Dia 12 – Sábado
11h – Feira aberta para almoço
19h – Apresentação de Danças Japonesas – Grupo Sakura da Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande. Cozinha Show.
Apresentação do Cantor Helder Kohagura 20h – Apresentação do Grupo Ryu Kyu Koku Matsuri Daiko – Taiko Tambores Japoneses. Cozinha Show (Salão de Eventos).

 

21h – Cozinha Show

Dia 13 – Domingo
11h – Feira aberta para Almoço 18h30 – Cozinha Show
Apresentação da Associação Okinawa de Campo Grande: Odori com o Grupo Ryubu.

19h – Apresentação da Academia Brandão Fit e Kids Taekwondo
19h30 – Cozinha Show Shamissen com o Grupo Okinawa Ongaku Kenkyukai
Taiko com o grupo Kariyushi Taiko e Wadaiko com o Grupo Shinsei
20h30 – Cozinha Show
Show de Encerramento com o Trio Sampri

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!