EUA, México e Canadá vão sediar a Copa do Mundo de 2026
Por Redação Publicado 13 de junho de 2018 às 09:23hs

A primeira Copa do Mundo com 48 seleções será disputada na América do Norte. Nesta quarta-feira (13), o congresso da FIFA elegeu os Estados Unidos, Canadá e o México como países sedes do mundial de futebol que acontecerá em 2026. Os três países, em conjunto, venceram o Marrocos na disputa de país-sede.

Além de ser a primeira Copa com 48 seleções participantes – atualmente e até a próxima, de 2022, que será disputada no Qatar, são 32 países –, a competição de 2026 também será a primeira de toda a história da competição esportiva a ter três países-sedes.

Na votação, EUA, México e Canadá receberam 134 votos enquanto que Marrocos somou 65 e um voto foi registrado para outra nação sediasse o mundial, além destes, sete confederações se declararam impedidas de votar.

Essa será a segunda vez que os EUA recebe o Mundial, a primeira vez foi em 1994, ano em que o Brasil conquistou o tetracampeonato. O Canadá receberá pela primeira vez os jogos e o México passa a ser o país que mais vezes sediou a Copa do Mundo, será a terceira vez, as outras foram em 1970, quando o Brasil foi tricampeão mundial, e a última em 1986.

A Confederação Sul-americana de Futebol (Conmebol) orientou suas federações a votarem no trio norte-americano, no entanto, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) votou em favor do Marrocos.

Comentaristas apontam que o fator econômico dos Estados Unidos, líder da candidatura conjunta, foi fundamental para a vitória. A escolha foi bastante celebrada pela delegação americana e até pelo presidente Donald Trump. “Os Estados Unidos com o México e Canadá receberão a Copa do Mundo. Parabéns. Um grande acordo para um trabalho duro!”, postou no Twitter.

A expectativa é que a Copa de 2026 seja a maior de toda a história. A expectativa é de uma receita de US$ 14 bilhões e investimentos mínimos, com 23 estádios já construídos, sendo que apenas nove destes precisariam de uma reforma. A capacidade de público destas arenas é de até 69,2 mil pessoas.