Empossado novo presidente da Associação Comercial de Corumbá
Por André Farinha Publicado 30 de junho de 2017 às 16:33hs
Empresário Lourival Vieira Costa, presidente da Associação Comercial e Industrial de Corumbá (ACIC)

O empresário Lourival Vieira Costa foi empossado na quinta-feira (29) como o novo presidente da Associação Comercial e Industrial de Corumbá (ACIC). Ele substituí Alfredo Zamlutti, que também é presidente da Federação das Associações Empresariais do Estado de Mato Grosso do Sul (Faems) e que esteve a frente da Associação Corumbaense por 12 anos. O mandato da nova diretoria segue até 2020.

Segundo Lourival Costa, a expectativa para a sua gestão é de conseguir ouvir a classe empresarial e aproximar o comerciante da entidade. “Temos representantes de todos os segmentos na nossa diretoria, indústria, comércio, turismo, sistema financeiro, então, esperamos contemplar e conseguir trazer o comerciante e ouvir as demandas para que possamos ajudar”, falou.

O empresário, que foi presidente do Simec (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Corumbá), também disse que o grande desafio do mandato será a concorrência com a Bolívia. “Contamos com a ajuda da Prefeitura para combater o comércio ilegal que existe e estamos nos articulando para criar uma área de comércio na região, o que vai tornar a concorrência leal e o comércio competiria de igual para igual”, emendou.

Em sua despedida, o empresário Alfredo Zamlutti reforçou que Lourival Vieira dará continuidade ao trabalho desenvolvido por ele. “Foram 52 anos nesta casa, 12 deles como presidente. Fiz o meu melhor, abri um canal de aproximação com a Bolívia, porque não tem como se falar de comércio em Corumbá sem mencionar os bolivianos, e sei que essa aproximação vai continuar com o Lourival, o homem indicado para mantê-la e melhorá-la”.

Presente na solenidade, o presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), Sérgio Longen, destacou que a posse de Lourival Costa serviu também para que diversos setores de Corumbá conseguissem alinhar ações em prol do município. “Conversei com o prefeito Ruiter que disponibilizou ações do município em termos de gestão e, agora, o Lourival tem a oportunidade de trabalhar diretamente com o setor empresarial para que possamos fomentar e desenvolver o turismo em Corumbá”, disse.

Representando o governador Reinaldo Azambuja na cerimônia, o secretário Jaime Verruck frisou a importância do comércio para Corumbá. “Corumbá é um polo muito importante para o desenvolvimento do nosso Estado e a Associação Comercial tem um papel fundamental. Hoje temos um empresário da indústria, que é diretor da Fiems, mas que também é empresário do comércio, assumindo a associação que representa o setor, por isso é muito importante prestigiar esse momento”, opinou.