Em tempo de festas e férias, veja dicas de bombeiros para evitar acidentes
Por Redação Publicado 20 de dezembro de 2016 às 14:33hs

Período tem grande número de acidentes tanto em casa quando fora

Nesta época de altas temperaturas associadas ao período de festas e férias, aumenta número de visitas em clubes e balneários do Mato Grosso do Sul. Também é grande o número de pessoas em casa. Mas, além da diversão, é necessário garantir a segurança a fim de evitar afogamentos, por exemplo. Para isso, o Corpo de Bombeiros faz alerta.

De acordo acordo com a tenente Janaíne Santana, em piscinas ou rios, é preciso atenção especialmente com crianças. “Pessoas que não souberem nadar não devem entrar na água. Evitar também locais profundos e correntezas de águas. Nunca deixar crianças sozinhas. Elas sempre devem ser acompanhadas por um adulto”, explica.

Já o oficial Alex Fernandes alerta sobre a importância de ser ter consciência sobre habilidades pessoais dentro d’água. “A principal orientação, caso seja necessário socorrer alguém que esteja passando por situação de afogamento, é que não entre na água se não souber nadar”, enfatiza.

De acordo com o militar, existem objetos flutuantes que podem ser utilizados para ajudar a vítima enquanto socorristas não chegam, como mangueira, bola ou pedaço de madeira.

O tenente também lembra sobre cuidados que se deve ter em casa, como retirar todos os plugues das tomadas, deixando apenas o indispensável – geladeiras e freezeres, por exemplo. “Não esquecer de fechar as válvulas de gás. Certificar que trancou todas as portar e janelas, acionou o alarme. Dessa forma, evita-se surpresa desagradáveis ao retornar das férias. Avisar um vizinho que está saindo e o tempo que vai permanecer fora também é interessante”, indico Alex.

Orientações e chamadas para ocorrências devem ser feitas pelo número 193.

fonte: Correio do Estado

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!