Dia C reunirá 700 voluntários beneficiando cerca de 3 mil sul-mato-grossenses
Por Redação Publicado 29 de junho de 2017 às 11:40hs

No Dia Internacional do Cooperativismo (1º de julho) cerca de 700 voluntários vão desenvolver ações em benefício da população sul-mato-grossense, gratuitamente. São 21 cooperativas mobilizadas para entregar obras, oferecer serviços, orientações de saúde e atividades de lazer. A ação, mobilizada pelo Sistema OCB/MS, em Campo Grande acontecerá no Parque Tarsila do Amaral, entre 13h às 18h.

Na capital as cooperativas se mobilizaram e revitalizaram as três piscinas do Parque Tarsila do Amaral, e entregarão oficialmente à Prefeitura Municipal de Campo Grande, neste sábado, 1º de julho. Também serão oferecidos serviços públicos e atividades esportivas como aulão de ginástica, orientações de saúde e qualidade de vida, teatro, mini campeonato de tênis, entre outras.

O grande desafio do Dia C é estimular o desenvolvimento de projetos contínuos que possam gerar benefícios constantes para as comunidades em que as cooperativas estão inseridas. Para isto, o programa busca abraçar integralmente os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), no intuito de alcançar as 169 metas e assim, tornar o mundo um lugar mais justo e menos desigual, até 2030.

Além da capital, serão realizadas ações por todo o estado com destaque para as cidades de São Gabriel do Oeste, Dourados, Naviraí e Três Lagoas. Nessas cidades as cooperativas locais promoverão diversas atividades gratuitas e abertas a toda comunidade. Confira a agenda abaixo:

Dourados

Neste ano os douradenses irão beneficiar a Creche André Luiz, onde as cooperativas Cergrand, Uniodonto, Copacentro, Uniprime e Sicredi Centro-Sul MS, levantaram as necessidades para melhor atender as crianças e doarão equipamentos e alimentos.

Naviraí

As Unidades de Naviraí atuarão em conjunto em duas ações. A primeira será feita nesta quinta-feira (29), na Apae do município, com o plantio de grama e construção de um jardim para as crianças e adolescentes atendidos pela instituição. No sábado, dia 1º de julho, será feito um pequeno passeio ciclístico e plantio de mudas em uma área de preservação ambiental, através da parceria com a Prefeitura Municipal e GEBIO (Grupo de Estudos em proteção à Biodiversidade). Todas as ações serão realizadas por colaboradores da Cooperativa, através do voluntariado.

Três Lagoas

Em Três Lagoas as ações acontecerão a partir das 13h no dia 1º/07, na Lagoa Maior. Voluntários da Unimed Três Lagoas, Sicredi União MS/TO e Uniprime oferecerão para a comunidade exames rápidos de hepatite, glicemia, orientações nutricionais e de vacina, além de atividades voltadas ao público infantil com o Corpo de Bombeiros do município.

 Maracajú

Em Maracaju, também no sábado (1º/07) a partir das 13h, entre as ações dos voluntários acontecerão o Projeto Atitude Social, com a reforma da cozinha do local. Além disso, serão oferecidos cortes de cabelo, dentistas e aferição de pressão e peso. Para as crianças, pipoca, algodão doce, pula-pula e piscina de bolinhas, tudo gratuitamente.

Deodápolis

Em Deodápolis, na quadra coberta do Bairro Santa Terezinha, próximo a Unidade da Cooperativa Copasul, também no dia 01º de julho em parceria com a Sicredi e Prefeitura Municipal, haverá uma grande ação social, com atividades culturais, de saúde, esporte e lazer, como gincanas e brincadeiras, além avaliação preventiva ao câncer bucal e doação de brinquedos arrecadados.

Em Novo Horizonte do Sul e em Nova Andradina está sendo feita uma Campanha de Arrecadação de alimentos.

Dia C em números

Na trajetória do Dia de Cooperar, os últimos anos foram cruciais para transformar o Dia C em um grande programa nacional capaz de promover iniciativas socioambientais e transformar realidades em todo o país.

Os números não nos deixam mentir sobre a efetividade do Dia C. Em 2016, 1278 cooperativas desenvolveram 1.180 projetos com a mobilização de mais de 86 mil voluntários. Essas atividades foram realizadas em 777 cidades espalhadas por todos os estados e no Distrito Federal. Este ano, a meta é beneficiar mais deum milhão de pessoas através dos projetos contínuos.

Serviço: Dia C em Mato Grosso do Sul

Local:Praça Tarsila do Amaral – Rua Santo Augusto s/n, Jardim Vida Nova, Campo Grande.

Data: 1 de julho

Horário: 13h às 18h