Desfile da Independência reúne 40 mil pessoas no centro da Capital
Por André Farinha Publicado 7 de setembro de 2017 às 11:30hs
Militares em desfile na rua 14 de Julho, em Campo Grande (Foto: Marcos Ribeiro/ G1 MS)

Cerca de 40 mil pessoas prestigiaram o desfile militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil, realizado na manhã desta quinta-feira (07), no centro de Campo Grande. Autoridades políticas também prestigiaram o evento, que contou com a participação de diversas escolas, associações e militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira e órgãos da segurança pública, totalizando cerca de cinco mil pessoas desfilando pela rua 14 de Julho.

Entre os que desfilaram estão cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), alunos do Colégio Militar de Campo Grande (CMCG), ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e representantes das organizações militares do CMO, totalizando 2.100 militares.

Durante o desfile, também foram apresentadas diversas viaturas, entre elas o carro de combate M-60A3TTS, de 52 toneladas, e a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Guarani, a mais moderna blindada sobre rodas em utilização no Exército.

O chamado “Grito dos Excluídos” reuniu manifestantes de vários segmentos que pediram a reforma agrária, queixas contra as reformas trabalhistas e previdenciária e contra a corrupção. Entre outras causas, também houve protesto pedindo a intervenção militar na administração do país.

No palanque de autoridades, fizeram presença o governador Reinaldo Azambuja, a vice-governador Rose Modesto (PSDB), os secretários de Fazenda, Márcio Monteiro, e de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa, a vice-prefeita Adriane Lopes (PEN), além de deputados estaduais e federais e vereadores de Campo Grande.