Desbravadores são reconhecidos pela atuação na educação e ações em prol dos jovens
Por Redação Publicado 8 de junho de 2018 às 09:32hs
A solenidade reuniu diversas gerações de desbravadores

A partir do sucesso do escotismo no início do século XX nos Estados Unidos, em 1919 foi desenvolvido um programa similar ao dos escoteiros na Igreja Adventista. Com o tempo, o projeto foi ganhando notoriedade e, em 1950, foram surgindo os Clubes de Desbravadores. Hoje, está presente em mais de 167 países, com aproximadamente 100.000 clubes e mais de dois milhões de participantes em todo o mundo. Para homenagear os primeiros organizadores no Mato Grosso do Sul, a Assembleia Legislativa realizou sessão solene na noite desta quinta-feira (7), proposta pelo deputado estadual Renato Câmara (PMDB).

O parlamentar é o autor da Lei 5.109, que inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado o Dia dos Desbravadores, comemorado, anualmente, em todo terceiro sábado do mês de setembro. “O Clube de Desbravadores imprime o desenvolvimento harmonioso da vida física, social, intelectual e espiritual de crianças e adolescentes. Por meio de atividades ligadas ao estudo da Bíblia e ações sociais, os jovens aprendem questões ligadas ao cotidiano, como boas maneiras, regras de higiene, saúde e habilidades domésticas. Além disso, recebem orientações sobre ética e civismo. Essa homenagem do Poder Legislativo é uma forma de reconhecer a importância deste programa, que tem o objetivo de fazer com que o jovem assuma responsabilidades, tornando-se um exemplo de cristão e de cidadão”, afirmou o deputado.

Adaias Rodrigues Souza, Anderson Luiz Alves Azevedo, Anilson Seemund Soares, Emerson José Ribeiro dos Santos Martinez, Fernando Campanha Rios, Glaucia Vanderlei, Hadson Araújo, Huilston Daniel dos Santos, Idercy Joaquim Ferreira, Isaac Meireles, Jorviniano Gomes, Lady Laura Rodrigues, Leandro Alencar, Nadson Cassiano, Nédia Correa Tosta, Pedro Daniel Siqueira Mattos, Ricardo Alves da Costa, Rodrigo Dias Dorval, Ronei Marques, Ronildo Cezar de Lima, Wesley Neres da Silva Campos, Rosalino Canteiro, Sandra Oliveira da Silva Nascimento, Ricardo Kerestesi Costa, Aurora Dias Barbosa, Luisa Oliveira Gomes da Silva, Felipe dos Santos Gonçalves, Ana Carolina da Silva e Durval Rodrigues de Moura foram outorgados com a Medalha e Diploma de Honra ao Mérito Legislativo. “São pessoas que transformaram a vida de aproximadamente 5.000 jovens sul-mato-grossenses, em meio a momentos de estudos bíblicos, lazer, descontração e trabalho comunitário”, ressaltou Renato Câmara.

O Clube de Desbravadores é um dos departamentos fundamentais da Igreja Adventista do Sétimo Dia, designada aos jovens de dez a 15 anos. “Este projeto mudou a minha vida e de milhões de pessoas. Vi muitas crianças crescendo e se tornando adultos seguros em Cristo. Ver os brilhos nos olhos delas nos motiva. Essa sessão solene é especial, pois estão sendo reconhecidos homens e mulheres que deixam um verdadeiro legado para a sociedade”, relatou Isaac Meireles, que falou em nome dos homenageados.

Enzo Joaquim Bezerra dos Santos, de dez anos, recebeu o incentivo dos irmãos para entrar no clube. “No acampamento aprendi a desenvolver habilidades e o gosto pela natureza. Fazer parte deste projeto me deixa mais perto de Deus e a ser útil à comunidade. Além disso, ganhei muitos amigos”, comentou. Líder dos Desbravadores de Mato Grosso do Sul, o pastor Leandro Alencar recordou os ensinamentos adquiridos no projeto. “Faço parte do clube há 23 anos. Nele, aprendi a amar, a servir, a fazer fogo, a cantar, a ser curioso, a superar limites, a fazer barraca, mas, acima de tudo, a pensar no próximo. Descobri que Jesus é o meu melhor amigo. Hoje, o nosso sentimento é de gratidão”.