Deputado Marcio Fernandes solicita benefícios fiscais para criação de Porto Seco em Ponta Porã
Por Redação Publicado 6 de março de 2018 às 15:05hs

O Deputado Estadual Marcio Fernandes (MDB) solicitou ao Governo do Estado a concessão de benefícios fiscais ao município de Ponta Porã, para a implantação de complexo aduaneiro Brasil/Paraguai, conhecido como Porto Seco.

A indicação protocolada na manhã desta terça-feira na Assembleia Legislativa considera as tratativas para a criação do Porto Seco como forma de promover o desenvolvimento regional, impulsionando a criação de empregos e geração de renda por meio do corredor logístico.

O formato previsto pelo Deputado Marcio Fernandes, além da importação e exportação de produtos, deve ser capaz de receber mercadorias em seu processo inicial e proceder com a montagem, etiquetagem e separação, assim como o processo de armazenagem e distribuição.

“Com o Porto Seco, devemos promover a competitividade da economia local, com o fortalecimento das empresas brasileiras, barateando o escoamento, e até permitindo ao município de Ponta Porã que seja competitivo com as lojas paraguaias”, afirmou Marcio Fernandes.

Além de agilizar o desembaraço aduaneiro e oferecer serviços operacionais que portos marítimos não oferecem, o porto seco pode reduzir os custos totais em até 30% em relação aos portos e até 90% em relação aos aeroportos.