De MS para o mundo: Bia Blanc faz da Argentina inspiração para novo disco
Por André Farinha Publicado 27 de agosto de 2017 às 15:00hs
Bia Blanc, de 30 anos, levou o nome de Mato Grosso do Sul para fora do país (Foto: Divulgação)

O violão é posto sobre o colo após mais uma jornada de trabalho, vai agora descansar depois de horas de espetáculo. Relaxar para um instrumento é ser dedilhado em batidas mais suaves, é ser acariciado pelos dedos em busca da composição de uma nova melodia. O toque, aos poucos, vai ganhando ritmo. O som e a voz se fundem como num casamento, desta união surge a música, o mais desejado dos dons.

No encantador solo argentino, a cantora campo-grandense de blues, Bia Blanc, encontrou a paz e a inspiração para compor e preparar o próximo disco da carreira, pré-intitulado ‘Todo In Blues’. No país vizinho desde o dia 07 de Agosto, a artista vem protagonizando uma série de shows em bares das cidades de Córdoba, Rosario e La Riojas, exportando a música brasileira e a cultura sul-mato-grossense.

“A Argentina é um país incrível, coloridíssimo, com muitas flores. O que me chamou muita a atenção foram às pessoas, todas acolhedoras, carinhosas e bondosas. Estas experiências que tenho vivido por aqui me levaram á uma evolução pessoal e tudo isso está se refletindo nas músicas que estou compondo e no meu trabalho.”, comentou Bia Blanc, em entrevista ao jornalista André Farinha, feita através do aplicativo WhatsApp.

Intitulado ‘Bigger Blues’, o projeto surgiu após a cantora receber o convite de uma amiga para passar uma temporada na Argentina e na Cordilheira dos Andes. Na ativa desde Novembro de 2015, Bia Blanc ganhou notoriedade ao sair dos palcos de Campo Grande para cidades importantes do país, como Belo Horizonte (MG) e Guriri (ES), onde participou do Guriri Jazz & Blues Festival, em 2016, sendo a única representante do público feminino a participar do evento.

Com músicas autorais e algumas releituras, Bia lançou, em 2016, o álbum ‘Signo de Ar’, o primeiro e único trabalho de estúdio até agora. O disco contem vários clássicos do rock/blues nacional e internacional e ainda duas músicas autorais.

Composições na Cordilheira

Conforme dito, um dos objetivos da ida de Bia Blanc à Argentina foi para compor canções para o seu próximo disco. Conforme contou, o objetivo está sendo completado e algumas músicas já foram trabalhadas ao longo dos últimos dias. “Estou conseguindo compor. Tem sido uma experiência incrível porque música você precisa sentir para escrever e o que eu mais tenho feito por aqui é sentir, então tem sido muito proveitoso.”, revelou.

Entre as novas composições, destaque para ‘Drink de Amor’, ‘Lobo Mal’, ‘De Tudo’, ‘Vírgula’ e ‘Atenção’. “A música ‘Drink de Amor’ fiz quando ainda estava preparando a viagem. Por aqui eu compus ‘Lobo Mal’, que fala sobre abusos e tudo que infere as pessoas; ‘Vírgula’, que fala sobre libertação astral; ‘De tudo’, que tem uma letra mais profunda, questionando sobre como nós chegamos nesse lugar; e ‘Atenção’, que fala sobre relacionamento.”.

Bia Blanc regressa a Campo Grande nesta semana e, para marcar a sua volta, está preparando um grande show no Holandês Voador, onde apresentará aos amigos e fás todas as novas músicas. “Vou fazer um show para marcar o meu retorno e apresentar as novas músicas, para cada uma terei um convidado especial. Vai ser um show de emoção, com amigos especiais. Vamos passar alguns vídeos contando a minha experiência na Argentina. Teremos a participação de vários outros tipos de arte acontecendo também.”.

A apresentação acontecerá no dia 09 de Setembro, a partir das 22 horas. Bia cita que o show é importante para saber o que o público vai achar de suas novas músicas. “Quero apresentar essas músicas e saber a opinião dos meus amigos, sentir como vai impactar em cada um. Também pretendo gravar clipes delas, uma por uma, já tenho tudo na minha cabeça. Estou com uma equipe maravilhosa ao meu lado, como os fotógrafos Rafaela Sátiro e Tui Boaventura. Eu só tenho a agradecer a Deus por me propiciar um momento tão maravilhoso como esse.”.

Bia Blanc reforça que está ansiosa para voltar e que ainda tem muitos planos pela frente. “Estou com saudade de todo mundo, daqui a pouco estou por ai… A ideia é que a música nunca pare, vou continuar de música.”, finalizou.

As empresas Academia NewLife, Gelicia Sorveteria, Fine Dash Stúdio Tattoo e a Fotógrafa Larissa Ávila apoiam a turnê. Você pode acompanhar os trabalhos de Bia Blanc & Company através do seu perfil na rede social Facebook. O telefone para contratar o seu show é o (67) 99225-7955.