Custos da produção de soja em MS serão apresentados nesta quinta-feira
Por Ariel Moreira Publicado 23 de maio de 2017 às 09:15hs

Nesta quinta-feira (25) será divulgado o levantamento detalhado dos custos de produção no cultivo de soja e milho na safra 2016/2017. A pesquisa foi realizada no últimos oito meses em 12 municípios de Mato Grosso do Sul e será apresentada por analistas da Famasul e da Embrapa Agropecuária Oeste, sediada em Dourados, que é co-realizadora do projeto.

A iniciativa integra o projeto Mapeamento da Economia Agrícola de Mato Grosso do Sul (MEA/MS), realizado pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). O evento acontece às 8h, no Sistema Famasul

Para fazer esta pesquisa, painéis foram montados com a participação de cerca de 110 produtores rurais. As reuniões permitiram o levantamento detalhado das despesas com insumos como sementes, defensivos, fertilizantes, maquinário e manutenção de equipamentos, assim como mão de obra e preço da terra ao produtor, que se difere em casos em que a terra é do agricultor ou arrendada por ele para a atividade.

Desta forma, o MEA/MS produz uma radiografia dos custos de produção e rentabilidade das diferentes regiões produtoras de grãos do Estado, incluindo municípios com agricultura ainda consolidada, mas com potencial sustentável de crescimento.

Os municípios que participaram deste levantamento foram Três Lagoas, Maracaju, Sidrolândia, Ponta Porã, Iguatemi, Naviraí, Chapadão do Sul, Sonora, Costa Rica, São Gabriel e Amambai.

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!