Convênio inédito entre Sejusp e PRF agiliza o trabalho das forças policiais
Por Redação Publicado 20 de fevereiro de 2018 às 09:07hs

Foi assinado na manhã desta segunda-feira (19.2), pelo secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul, Antonio Carlos Videira, e pelo superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul, Luiz Alexandre Gomes da Silva, um Termo de Cooperação Técnica em Gestão da Informação da Segurança e Compartilhamento de Banco de Dados.

A parceria tem como principal objetivo o compartilhamento de informações entre as forças policiais, facilitando o trabalho de combate à criminalidade através da atuação integrada dos órgãos, principalmente, na realização de consultas e análises dos dados.

Segundo o secretário da pasta, na prática, a assinatura desse documento possibilita que a PRF tenha acesso às informações do Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), que é operado pelo Estado. Em contrapartida, o Governo vai ter acesso ao banco de dados da instituição. “Essa medida faz parte do planejamento estratégico da Secretaria de Estado de Segurança Pública de reforçar a área de inteligência, para combater a criminalidade e aumentar a sensação de segurança da população sul-mato-grossense”, destacou.

Já o superintendente Luiz Alexandre Gomes da Silva, informou que MS é o primeiro em âmbito nacional a realizar esse tipo de convênio. “Tenho certeza que a formalização desta parceria demonstra que existe em MS integração entre os órgãos de Segurança Pública tanto na área operacional, quanto no compartilhamento de dados que muita das vezes é essencial para o sucesso de uma ação”, pontuou.

O termo de cooperação terá vigência de dois anos e poderá ser prorrogado por igual período.