Conselho de Ética mantém arquivamento de processo contra Aécio Neves
Por André Farinha Publicado 6 de julho de 2017 às 14:30hs

O processo que pedia a cassação do mandato do senador Aécio Neves (PSDB/MG) será mantido arquivado. A decisão do Conselho de Ética do Senado Federal foi tomada nesta quinta-feira (06), a votação registrou 11 votos favoráveis contra quatro contrários. Como se trata de uma decisão definitiva, não haverá recurso no plenário da Casa.

O presidente do Conselho de Ética, senador João Alberto (PMDB-MA), já havia decidido pelo arquivamento do processo no dia 23 de junho. Parlamentares da oposição liderados pela Rede entraram com recurso contra a decisão e reiteraram o pedido para verificação de quebra de decoro parlamentar. No entanto, os oposicionistas não conseguiram garantir a maioria dos votos para prosseguir com a representação.

O senador Aécio Neves retomou seu mandato na terça-feira (4), depois de passar 45 dias afastado do Senado por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin. O afastamento foi motivado pelas denúncias de envolvimento do senador com o empresário Joesley Batista, investigado pela Operação Lava Jato. Na última sexta-feira (30), o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, determinou o fim da suspensão e a restituição do mandato ao senador.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!