Começa nesta segunda-feira evento Território Leitor, caminhos para livro e leitura no País
Por Redação Publicado 30 de novembro de 2015 às 14:15hs
Às 14h desta segunda-feira (30) tem início, no auditório do Senado Federal, em Brasília, o I Encontro Internacional de Políticas Públicas – Território Leitor. Realizado pela Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do Ministério da Cultura (DLLLB/MinC), o encontro reúne agentes políticos, escritores e gestores de planos de livro e leitura para compartilhar experiências sobre o setor.
A programação será aberta ao público e apresentará casos brasileiros e de países como Colômbia, Chile, Finlândia e Uruguai na implantação de planos nacionais de leitura e práticas inovadoras em bibliotecas.
Na abertura, participam os ministros da Cultura, Juca Ferreira, e da Educação, Aloizio Mercadante, o secretário-executivo do Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL), José Castilho Neto, o diretor de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas do MinC, Volnei Canônica, e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ).
Durante o evento, o MinC e a Fundação Bill & Melinda Gates assinarão um memorando de intenções para estender, até 2018, parceria já existente em um projeto para potencializar uma rede de bibliotecas, com ações para promover a informação e a tecnologia em bibliotecas públicas no Brasil.
Será lançado, ainda, o site do projeto “Acessibilidade em bibliotecas” e o cadastro nacional de bibliotecas, que incluirá, além das públicas, as comunitárias e novos dispositivos de interação com os gestores das bibliotecas. As atividades seguem até o dia 2 de dezembro.
Outros eventos
Outros três eventos, voltados apenas para gestores da área, aprofundam reflexões relacionadas ao setor do livro e da leitura e ao andamento de políticas públicas no Brasil e no exterior sobre o tema.
Com foco no fortalecimento e na qualificação de políticas públicas do livro, leitura, literatura e bibliotecas, o I Encontro do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) terá apresentações de planos nacionais de leitura de países da América Latina, que, em diálogo com os planos estaduais e municipais das cinco regiões brasileiras, possibilitarão uma reflexão sobre o contexto atual de implantação e aprimoramento dos planos no Brasil. O evento será realizado no Edifício Parque Cidade Corporate, na região central de Brasília, no dia 3 de dezembro.
O XX Encontro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) será realizado de 30 de novembro a 4 de dezembro, no Edifício Parque Cidade, na área central de Brasília. O encontro irá tratar da formação e do fortalecimento dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas, com objetivo de elaborar com um diagnóstico da situação atual e um planejamento de ações de ampliação da atuação dos sistemas.
Já a 16ª edição do Encontro Nacional do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) reunirá os Comitês do Proler de diferentes lugares do Brasil com a intenção de construir novas diretrizes para o próximo biênio, além de estratégias para se avançar na formação de mediadores de leitura.
Camila Campanerut
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!