Capital recebe Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia na próxima semana
Por André Farinha Publicado 7 de setembro de 2017 às 16:03hs
Etapa em Campo Grande abre a temporada 2017/2018 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

Campo Grande vai receber, de 13 a 19 de Setembro, a primeira etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia – temporada 2017/2018. O evento esportivo, o mais importante do calendário oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), retorna a Capital de Mato Grosso do Sul com uma série de novidades, como a inclusão da etapa classificatória, além de mais dias de jogos e mais duplas na fase principal. E ainda, as finais serão transmitidas ao vivo pelo canal fechado SporTV.

Este ano, a arena será montada no Parque das Nações Indígenas e a entrada será franca. Entre os atletas sul-mato-grossenses que já estão confirmados no torneio, está Saymon, que faz dupla com Álvaro Filho, de Pernambuco; Benjamin, que joga com Averaldo, do Tocantins; e Victoria, da dupla com Tainá, de Sergipe.

Esta será a 18° vez que a Capital recebe o torneio de vôlei mais importante do país, a primeira vez aconteceu em 1994, ainda nos primeiros anos do tour. De lá para cá foram 12 edições do tipo Circuito Brasileiro, o último na temporada passada, e de 2012 a 2015 do Circuito Challenger, assim como a que aconteceu em 2002.

Entre as novidades para a edição deste ano, conforme dito anteriormente, está o maior número de duplas participantes, de 16 para 24 times na fase de grupos, em ambos os gêneros. A definição acontece de duas maneiras: os primeiros 16 times mais bem colocados no ranking nacional entram direto na fase principal e as outras oito duplas saem do classificatório, que ocorre na quarta (feminino) e quinta-feira (masculino), com até 32 times concorrendo.

A fase de grupos terá seis grupos com quatro times cada. Os primeiros e segundos colocados, além dos quatro melhores terceiros colocados, vão para as oitavas de final quando o torneio passa a funcionar no sistema ‘mata-mata’ até a decisão. A final feminina acontece na noite de sábado (16) e o masculino na manhã de domingo (17.09).

Veja quem já está garantido na competição em Campo Grande

No torneio masculino, as 16 duplas já garantidas pelo ranking são: Álvaro Filho/Saymon (PB/MS), Alison/Bruno Schmidt (ES/DF), Evandro/André Stein (RJ/ES), Pedro Solberg/George (RJ/PB), Vitor Felipe/Guto (PB/RJ), Oscar/Thiago (RJ/SC), Hevaldo/Arthur Lanci (CE/PR), Léo Gomes/Ferramenta (RJ), Gilmário/Bernardo Lima (PB/CE), Moisés/Bruno (BA/AM), Benjamin/Averaldo (MS/TO), Jô/Léo Vieira (PB/DF), Anderson Melo/Pedro Marins (RJ), Pedro Henrique/Felipe Cavazin (PB/PR), Jeremy/Harley (RJ/DF) e Allison/Márcio Gaudie (RJ).

Já as 16 duplas femininas classificadas pelo ranking são Larissa/Talita (PA/AL), Ágatha/Duda (PR/SE), Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), Elize Maia/Taiana (ES/CE), Fernanda Berti/Bárbara Seixas (RJ), Josi/Lili (SC/ES), Juliana/Carol Horta (CE), Val/Ângela (DF/RJ), Victoria/Tainá (MS/SE), Carol Solberg/Maria Elisa (RJ/PE), Naiana/Rachel (CE/RJ), Sandressa/Neide (AL), Andrezza/Izabel (AM/PA), Renata/Andressa (RJ/PB), Erica Freitas/Rafaela (MG/PA) e Vitoria/Juliana Simões (RJ/PR).

O Circuito Brasileiro 2017/2018 é composto por sete etapas, três delas que ocorrem até o final deste ano, enquanto outras quatro serão realizadas em 2018, com cidades e datas a definir. Além de Campo Grande, o tour nacional passará por Natal (RN), de 18 a 22 de outubro, e Itapema (SC), de 15 a 19 de novembro.

Veja quem foram os campeões em Campo Grande nas edições anteriores:

1994 – Campo Grande – Adriana/Mônica (RJ) e Aloizio/Emanuel (PR)
1995 – Campo Grande – Isabel/Shelda (RJ/CE) e Paulão/Paulo Emílio (BA)
1996 – Campo Grande – Jaqueline/Sandra (RJ) e Anjinho/Loiola (RJ/ES)
1998 – Campo Grande – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Tande/Giovane (RJ/MG)
2001 – Campo Grande – Adriana Behar/Shelda (RJ/CE) e Márcio/Benjamin (CE/MS)
2002 – Campo Grande – CHALLENGER – Monica Monteiro/Val (RS/RJ) e Guto/Jorge (SP/PB)
2003 – Campo Grande – Adriana/Behar/Shelda (RJ/CE) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2005 – Campo Grande – Ana Paula/Shaylyn (MG/CE) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2006 – Campo Grande – Juliana/Larissa (CE/PA) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2007 – Campo Grande – Juliana/Larissa (CE/PA) e Márcio/Fábio Luiz (CE/ES)
2008 – Campo Grande – Juliana/Larissa (CE/PA) e Ricardo/Emanuel (BA/PR)
2010 – Campo Grande – Juliana/Larissa (CE/PA) e Alison/Emanuel (ES/PR)
*2012 – Campo Grande – Andrezza/Chell (AM/DF) e Lipe/Beto Pitta (CE/RJ)
*12/13 – Campo Grande – Vivian/Pri Lima (PA/RJ) e Léo Gomes/Daniel Souza (RJ)
*2014 – Campo Grande – Val/Ângela (RJ/DF) e Allison/Guto (SC/RJ)
*2015 – Campo Grande – Val/Ângela (RJ/DF) e Daniel Souza/Fábio Guerra (RJ)
2016/2017 – Campo Grande – Larissa/Talita (PA/AL) e Ricardo/André Stein (BA/ES)