Câmara sedia comemoração dos 20 anos do PROERD
Por Redação Publicado 21 de junho de 2017 às 19:00hs

A Câmara Municipal de Campo Grande, por meio da “Câmara Participativa”, sediou nesta quarta-feira (21), a solenidade de comemoração de 20 anos do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), desenvolvido pela Polícia Militar com o objetivo de afastar jovens e adolescentes do mundo das drogas. Ao todo, foram homenageadas 69 personalidades, em sua maioria instrutores que já passaram ou ainda atuam no projeto.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares treinados, que ministram aulas para crianças da pré-escola e séries iniciais, adolescentes do quinto e sétimo ano do ensino fundamental e com os pais, através do PROERD para pais, visando, enquanto atividade preventiva ensiná-los a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

Para o Instrutor Cleyton da Silva Lima, representante dos homenageados, o PROERD é um trabalho feito com amor e por amor, “o que fazemos é com amor e por amor ao próximo, é salvar pessoas de situações difíceis. O Instrutor é aquela pessoa que chega à sala de aula e começa ali a transformação e a aproximação da polícia com a população. A maior motivação é quando recebe o retorno dos professores, da família e das próprias crianças de que algo mudou na sua casa a partir das aulas ministradas. Nosso foco principal é manter a família saudável e muito mais feliz, tenho prazer em fazer parte do PROERD. Hoje o maior programa de prevenção do Brasil, agradeço oportunidade de representar meus amigos, agradeço principalmente a Deus, por essa oportunidade de fazermos amigos e levarmos mais saúde, segurança e felicidade as famílias brasileiras”, destacou o Instrutor.

O Coronel Thonny Audry Lima Zerlotti, Diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da Polícia Militar de MS e Coordenador Estadual do PROERD fez uma reflexão sobre o PROERD, “ hoje vejo aqui todos os Instrutores do Estado de Mato Grosso do Sul e fiz uma reflexão de quantas vidas vocês conseguiram levar algo de bom, passou um filme na minha cabeça, de todos os alunos que foram influenciados pelo os Instrutores, hoje é um momento de reconhecimento por tudo o que vocês fizeram. Quero deixar registrado aqui a responsabilidade desses Instrutores com as vidas humanas”, disse.

De acordo com o presidente da Comissão Permanente de Políticas Antidrogas da Casa de Leis, Vereador Odilon, o PROERD há mais de 20 anos trabalha na preservação do nosso maior tesouro, que são as crianças e os jovens brasileiros, “parabenizo todos os Instrutores do Programa, vocês são as luzes que criam os passos dessa juventude. Há mais de 20 anos o PROERD vem fazendo aquilo que deveria ser papel de todos, blindando os corações dessas crianças e jovens, que são nosso maior tesouro, futuro da nossa Campo Grande e do nosso Estado de Mato Grosso do Sul”, elogiou.

O Coronel Waldir Ribeiro Acosta, Comandante- Geral da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul, representante do Governo do Estado de MS, reforçou a importância do trabalho desenvolvido pelo PROERD para a corporação e para a sociedade. “Acompanhamos o programa desde o início até a evolução atual. O trabalho da Polícia Militar é de ordem pública, atuando todos os dias nas ruas atendendo as consequências dos problemas, e o Programa atua no início dos problemas. O PROERD faz com que as crianças e pais digam não as drogas, faz com que as pessoas reflitam sobre o mal do século, que são as drogas e que causam grandes consequências para as famílias, vivenciamos isso diariamente, a maioria dos delitos são para sustentar os vícios das drogas, o que acaba com as famílias brasileiras”, reforçou.

Cícero Gomes, de 9 anos, que há um ano participa das aulas ministradas pelo PROERD falou sobre seu aprendizado com o Programa, “é um programa que ensina as crianças dizer não às drogas, então isso melhora a vida das crianças”, afirmou.

A solenidade contou com apresentação do Coral da Polícia Militar sob a regência do Maestro Teófilo Rafael.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!