Avenida Cônsul Assaf Trad terá quatro pistas em trecho do bairro Nova Lima
Por Redação Publicado 28 de junho de 2018 às 17:43hs

A Avenida Cônsul Assaf Trad vai ter quatro pistas. Os operários já estão trabalhando na pavimentação da pista lateral, no trecho entre as ruas Alfredo Borba e Botafogo, terminando os serviços de terraplanagem e a aplicação da base que antecede a malha asfáltica. Após concluída essa etapa, terá início o recapeamento da pista (sentido bairro-centro) desta mesma Avenida, partindo do entroncamento com a rotatória do macroanel até a rua Marquês de Herval.

A obra integra a etapa A do projeto de drenagem e pavimentação do Bairro Nova Lima. A pavimentação deste trecho da pista lateral, segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, vai desafogar o trânsito da via. Também está no planejamento uma pista de desaceleração para o regular o fluxo de veículos na Rua Alfredo Borba, que será uma alternativa de acesso ao bairro Nova Lima, visto que é paralela a Avenida Zulmira Borba.

O recapeamento da pista lateral (quarta pista) anima empresários na região. Para a Prefeitura, a empresária Sandra Adelaide Theisen declarou sofrer há quatro anos com problemas de acesso. “Acredito que vamos atrair um público diferenciado”, avalia a empresária, beneficiada também com a pavimentação da Rua Botafogo, via lateral que antes estava intransitável por conta da erosão.

O recapeamento da avenida foi autorizado no último dia 20 pela Caixa Econômica Federal, que aprovou a reprogramação das obras de drenagem e pavimentação do Bairro Nova Lima, Etapa A. Neste, também será feito o recapeamento e a duplicação das Avenidas Zulmira Borba e Marques de Herval, transformando-as em duas importantes vias comerciais e de ligação para bairros como o Nova Lima, Oscar Salazar, Campo Belo e Jardim Presidente.

A etapa A da pavimentação e drenagem do Nova Lima cobrirá o quadrilátero formado pelas ruas Marques de Herval, Jerônimo de Albuquerque, Zulmira Borba e Avenida Cônsul Assaf Trad. Serão implantados 8,75 quilômetros de drenagem, 19,38 km de pavimentação e 4,78 km de recapeamento.

Nesta primeira etapa da pavimentação está programado o asfaltamento das ruas: Sócrates; Dona Maria Izabel; Dom Sebastião Leme; Santo Inácio de Loiola;  Júlio Prestes; Eugênio Lima; Randolfo Lima; Assunção  Borba;  Martin Faustino; Botafogo; Eugênio Silvério; Alfredo Borba; Padre Antonio Franco; Firmo Cristaldo; Galileu; Aquiles; Celina Baís Martins, além das avenidas Carlota Joaquina e Cândido Garcia.

Serão recapeadas as ruas: Marques de Herval; Jerônimo de Albuquerque e Avenida Zulmira Borga, uma das principais vias de acesso ao bairro, que também será duplicada, nesta etapa entre a Cônsul Assaf Trad e a Jerônimo de Albuquerque. O trecho complementar será feito como parte das obras do Complexo José Tavares, que serão licitadas em agosto.