Árvores recuperam funcionalidade ecológica no Pantanal
Por Redação Publicado 17 de março de 2015 às 05:17hs

ar

Pesquisadores do Projeto Biomas finalizaram a implantação do subprojeto “Frutas, madeira roliça e lenha, associados em ARL”, na área experimental de pesquisa no Pantanal, localizada na Fazenda Santo Expedito, próxima ao município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

Foram utilizadas 16 espécies de árvores nativas. Sendo que muitas delas representam a recuperação das funcionalidades ecológicas do ambiente. Todas as espécies atendem as demandas internas da propriedade, como lenha, madeira roliça e produção de frutos.

O coordenador nacional do Projeto Biomas, Dr. Gustavo Ribas Curcio afirmou que a seleção da área para implantação do experimento foi realizada com base em mapa de solos. “Em função da grande quantidade de areia presente nestes solos, foi adicionado composto orgânico e hidrogel em todas as covas. Foram plantadas 2.555 mudas, sendo que 126 indivíduos ainda serão transplantados para completar o experimento”.

Os pesquisadores do Comitê Nacional do projeto, Dra. Annete Bonnet e Alexandre Uhlmann explicaram que devido ao clima da região pantaneira, com registro de altas temperaturas nesta época do ano e, consequentemente, elevada evaporação e aquecimento dos solos, cada muda de árvore plantada será circundada por cobertura morta, formada a partir da vegetação nativa da região.

FONTE LINK:
Árvores recuperam funcionalidade ecológica no Pantanal

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!