ALMS promove sessão solene em homenagem a Retirada da Laguna nesta terça-feira
Por Redação Publicado 26 de junho de 2018 às 09:32hs

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promove, nesta terça-feira (26), sessão solene para a entrega da Comenda “Coronel Pedro José Rufino” em homenagem às personalidades que se destacaram durante a batalha da Retirada da Laguna, um dos episódios que marcaram a Guerra do Paraguai, ocorrida entre 1864 e 1870. O evento, proposto pelo presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (MDB), acontece no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 19h.

A Comenda, criada pela Resolução 01/2016, irá homenagear 18 personalidades que tenham contribuído para a construção e enriquecimento da cultura de Mato Grosso do Sul por indicação das instituições de ensino superior do Estado, bem como pelo Poder Executivo por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI/MS). “A homenagem é uma forma de resgatar e valorizar nossa cultura, em especial a Guerra do Paraguai”, justificou o deputado. A cerimônia é aberta ao público e imprensa.

Pedro José Rufino –  Nascido na Bahia, ingressou no serviço militar no Rio de Janeiro , de onde partiu para atuar na defesa da fronteira do território sul-mato-grossense por quatro décadas, período em que participou da Guerra do Paraguai, também chamada de Guerra da Tríplice Aliança, e da Campanha do Apa. Em 1.863 o Governo Imperial concedeu-lhe o diplma de Cavaleiro da Ordem de São Bento de Avis por reconheciento de seus méritos, e o Hábito da Ordem de Cristo em 1.866, pelos serviços prestados na fronteira de Miranda, onde teve início a invasão paraguaia. Também recebeu a Medalha “Constância e Valor”, além de outra pela Campanha do Apa, em 1.888. Posteriormente, exerceu liderança política representando os valores republicanos em nome da preservaçaõ do patrimônio público.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!