ALMS promove sessão solene em homenagem a Retirada da Laguna nesta terça-feira
Por Redação Publicado 26 de junho de 2018 às 09:32hs

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promove, nesta terça-feira (26), sessão solene para a entrega da Comenda “Coronel Pedro José Rufino” em homenagem às personalidades que se destacaram durante a batalha da Retirada da Laguna, um dos episódios que marcaram a Guerra do Paraguai, ocorrida entre 1864 e 1870. O evento, proposto pelo presidente da Casa de Leis, deputado Junior Mochi (MDB), acontece no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 19h.

A Comenda, criada pela Resolução 01/2016, irá homenagear 18 personalidades que tenham contribuído para a construção e enriquecimento da cultura de Mato Grosso do Sul por indicação das instituições de ensino superior do Estado, bem como pelo Poder Executivo por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI/MS). “A homenagem é uma forma de resgatar e valorizar nossa cultura, em especial a Guerra do Paraguai”, justificou o deputado. A cerimônia é aberta ao público e imprensa.

Pedro José Rufino –  Nascido na Bahia, ingressou no serviço militar no Rio de Janeiro , de onde partiu para atuar na defesa da fronteira do território sul-mato-grossense por quatro décadas, período em que participou da Guerra do Paraguai, também chamada de Guerra da Tríplice Aliança, e da Campanha do Apa. Em 1.863 o Governo Imperial concedeu-lhe o diplma de Cavaleiro da Ordem de São Bento de Avis por reconheciento de seus méritos, e o Hábito da Ordem de Cristo em 1.866, pelos serviços prestados na fronteira de Miranda, onde teve início a invasão paraguaia. Também recebeu a Medalha “Constância e Valor”, além de outra pela Campanha do Apa, em 1.888. Posteriormente, exerceu liderança política representando os valores republicanos em nome da preservaçaõ do patrimônio público.